segunda-feira, 18 de junho de 2012

Olá amigos e amantes deste belíssimo instrumento chamado violão. Dia 28 de junho tem uma apresentação imperdível dos formando de violão da Escola de Música Villa Lobos de Joinville. É gratuito e vale muito a pena conferir, falem com os pais e amigos de vocês. Segue a programação:
Obs.: a Sala Alfredo Salfer fica no piso térreo do Centreventos Cau Hansen. Entrada gratuita aberta ao público.  Avenida José Vieira, 315 - Centro  Joinville - SC, 89204-110 (0xx)47 3422-5951

quarta-feira, 6 de junho de 2012


ESCOLA DE MÚSICA TOCANDO EM FRENTE FAZ ANIVERSÁRIO E COMEMORA SEUS TRÊS ANOS EM ITAPOÁ COM NOVIDADES.

Nos seus três anos de existência, a Escola Tocando em Frente que iniciou em 06/06/2009 com três turmas de violão, hoje conta também com aulas de guitarra,improvisação em pentatônica, baixo, bateria e cavaquinho. A grande novidade é que dia 11/06 iniciam as aulas de teclado e canto com a professora Lenize Pohl que virá de Joinville uma vez por semana ministrar estes dois novos cursos. A professora Lenize é formada em piano pela Faculdade de Belas Artes do Paraná, trabalha atualmente na Escola de Música Villa Lobos (patrimônio da Casa da Cultura de Joinville e sem dúvida a mais respeitada escola de música da cidade), trabalhou ali muitos anos com aulas de piano, coral infantil, coral adulto e regência da camerata. A a professora Lenize além do piano tem também proficiência em flauta tranversa e viola. A partir do inicio deste ano, além das aulas práticas do seu instrumento o aluno que ingressa na escola tem direito a mais uma aula de Linguagem e Percepção Musical onde estimula-se e educa-se o ouvido musical do estudante assim como aprende-se os fundamentos da música e sua linguagem: a leitura de partitura, o entendimento das cifras, harmonia, tablatura, etc. A escola conta também com um blog onde posta-se materiais para ajudar o estudante a praticar em casa sem a ajuda do professor. Lá encontram-se baterias eletrônicas em mp3 para o estudante tocar junto com o ritmo; encontram-se cifras de músicas que vão funcionar perfeitamente nas batidas ensinadas nas aulas; partituras para o estudo da leitura e execução no instrumento. Para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho da Escola visite o blog tocandoemfrenteitapoa.blogspot.com lá você encontrará também depoimentos dos alunos, videos de algumas apresentações, artigos sobre arte, música e violão. Ou pelo telefone 3443 36 87 e 99 04 56 16. Nossos parabéns a Escola Tocando em Frente e que ela tenha muitos e muitos anos de vida sempre contribuindo para a cultura e educação de nossa querida Itapoá.                          
                                                  

segunda-feira, 4 de junho de 2012

   Quem tem medo da partitura?

 Os alunos da Escola Tocando em Frente mostraram que não tem medo. Executando os duetos de Cristopher Parkenning vê-se logo que com uma orientação correta pode-se passo a passo ir conquistando esse instrumento de aprendizado da música. Lembre-se que a leitura de partitura é útil e utilizada não só para aquilo que denominamos clássico, mas também para a música popular. Aliás esses limites entre clássico e popular são menos definitivos do que se pensa, muitos guitarristas famosos vieram do clássico, assim como muitos músicos da mpb. (para entender melhor sobre este assunto leia o artigo no blog Popular ou Erudito? Qual é a diferença? da professora de piano da EMVL Marisa Toledo). Parkenning, considerado um dos melhores solistas no violão clássico, escreveu vários métodos de estudos de violão utilizados nas escolas de música do mundo inteiro. Cristopher Parkenning foi aluno de Segovia, sem dúvida o maior violonista clássico de todos os tempos, que teve influência de Fernando Sor, também uma sumidade em sua época. Resumindo a história toda Fernando Sor influênciou Segovia, que ensinou Parkenning, que ensina professores das escolas de música do mundo inteiro, que ensina nossos alunos, ... Você vai querer ficar fora desta corrente de sucesso? 

  

Caso não consigas assistir o vídeo acesse o link: https://docs.google.com/open?id=0B8NZ5EWVZK6vR1lpdVQtWVp6MVk