Criada pelo casal Mutti e Nena Kirinus,a Escola Paroquial de Música Tocando em Frente conta hoje com mais de 50 alunos.Ensinando mais que música,Mutti e Nena procuram sempre repassar a seus alunos valores como respeito,amizade e união;algo fundamental para a formação de seu caráter e de bons cidadãos no futuro. Aqui,acompanharemos as atividades dessa,que é mais que uma escola:é como uma família. Além de notícias sobre música e muito mais.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
TOCANDO EM FRENTE NO ESPAÇO CULTURAL
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
A CULTURA NOSSA DE CADA DIA
No dia 05 de novembro comemora-se o dia nacional da cultura. Mas o que exatamente devemos comemorar nesse dia? Primeiramente devemos refletir sobre o que entendemos por cultura. É comum utilizarmos a palavra cultura em vários momentos para dizer coisas diferentes. Por exemplo, dizemos de uma pessoa que ela possui cultura; ou dizemos de determinado costume que este faz parte da cultura daquele povo; dizemos de um livro, uma música ou uma pintura que eles são a nossa cultura; ouvimos falar sobre uma cultura de massa, cultura popular, cultura erudita, etc.
O que há de comum a todos esses modos de uso da palavra cultura é que ela é algo essencialmente humano. De certa forma, cultura é algo que se opõe ao que conhecemos por natureza. O título de um dos mais lidos livro de antropologia nos fornece uma imagem elucidativa, chama-se O Cru e o Cozido de Levi-Strauss. O cru é a natureza pura e simples e não difere de um lugar para outro, mas a partir do momento que entra em ação a mão humana essa mesma natureza toma diferentes formas em uma infinita variedade de pratos das mais diversas culturas existentes no planeta.
Desse modo, quase tudo que nos rodeia pode ser chamado de cultura, a gastronomia, vestimentas, linguagem, formas de divisão do trabalho, sistema econômico, costumes, etc. Até o mais simples gesto de levantar o polegar em sinal de aprovação ou contentamento nos remete historicamente a arena dos gladiadores do coliseu em Roma e é um resquício da cultura romana presente em nossos dias. Nesse sentido não há razão para dizer que alguém tem ou não tem cultura, conscientemente ou não, estamos impregnados dela.
Também não faz sentido ter um dia em que comemoramos tudo o que nos rodeia ou ter um setor da sociedade responsável pela cultura se a cultura é praticamente tudo. Acontece que nesse caso quando usamos a palavra cultura estamos nos referindo ao patrimônio cultural herdado através da história da humanidade, o qual é preciso fomentar e preservar. Assim, o conhecimento da história, da religião, da filosofia, da literatura, da música, das artes plásticas se tornaram sinônimos de cultura mais do que o restante dos fenômenos culturais que, como já observamos, é praticamente quase tudo o que nos rodeia. Isto se deve a um único motivo, é que estas formas de expressões presentes na arte, ciência, filosofia e religião refletem melhor e com mais intensidade a essência humana. Para parafrasear o poeta e cantor popular homenageado este ano pela nossa escola, embora “cada um nasceu com a sua voz” nascemos “pra dizer, pra falar o que todo mundo sente.” (Ave Maria da Rua – Raul Seixas).
Pensemos no uso da linguagem no domínio da cultura popular. Uma simples conversa é um fenômeno cultural, mas dificilmente vai para muito além daquele momento e daquele número de pessoas envolvidas. Diferente de uma conversa é um conto popular que, passado de gerações em gerações através dos artistas populares, os contadores de histórias, por expressar nessas histórias a essência do ser humano com seus desejos, medos, anseios e esperanças, ultrapassam o momento imediato, preserva-se na memória e são passadas para um número de pessoas que vai além daqueles presentes em uma conversa. Assim no uso popular da linguagem temos algo que vai para além do seu uso comum e chama-se Literatura, neste caso, Literatura Oral ou Popular. Uma das características para se chamar algo de cultura popular, é a divulgação, a mesma história ou seu enredo tem de aparecer em diversos locais de um mesmo país e até de outros países, ou seja, vai além do imediatismo de uma simples conversa. Outra característica é a sua preservação no tempo. Isto só acontece porque, principalmente no caso da cultura popular onde a ‘seleção’ das obras é algo mais natural e menos formalizado, esta ou aquela história carrega consigo a essência do ser humano e podem servir para várias épocas, gerações e geografias.
Este exemplo nos esclarece um pouco a confusão que se faz entre ter cultura e ter erudição. Na maioria dos casos os contadores de histórias não eram pessoas alfabetizadas o que não quer dizer que eles não eram representantes do nosso patrimônio cultural através do conhecimento das histórias, adágios, cantigas, anedotas, etc. Também não se deve confundir cultura popular com cultura de massa. Ambas, por motivos diferentes, tem uma ampla divulgação e dessa forma estão na boca do povo, nos mais diversos lugares de um mesmo país, no entanto a cultura de massa, geralmente não ultrapassa o momento em que ela está na mídia e acaba caindo de moda, por assim dizer. Ou seja, se ela não for uma obra de arte ela não terá uma duração no tempo necessária para alcançar outras gerações. Entendemos obra de arte, segundo nossa idéia de cultura, como aquilo que transmite uma verdade sobre o ser humano capaz de durar no tempo e não apenas a beleza da forma.
Agora entendemos que no dia nacional da Cultura devemos homenagear tudo aquilo que como patrimônio cultural, material ou imaterial, tem um único propósito, humanizar. Assim, o reconhecimento, a homenagem e, principalmente, o contato e a vivência desse patrimônio cultural nos possibilita ir além de nossos interesses pessoais e compreender cada ser humano como igual e irmão nos seus aspectos mais essenciais, seja ele de outra cor, nacionalidade, credo ou idade. É graças à vivência desse sentimento que a cultura entendida desta forma, e o incentivo e fomento da mesma, é capaz de promover a amizade, solidariedade, justiça, respeito, etc. É por isso que a Escola Paroquial de Música Tocando em Frente vêm parabenizar todos aqueles que se dedicam a essa nobre tarefa e deseja que, cada vez mais, a Cultura e o trabalho em torno desta faça parte do dia a dia dos cidadãos de Itapoá, das nossas famílias e comunidade.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Tutorial Teoria Musical
terça-feira, 18 de outubro de 2011
III ENCONTRO DE CORDAS
sábado, 15 de outubro de 2011
FELIZ DIA DO PROFESSOR
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
"TOCA RAUL!!!!!!!"
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Video Sarau Literário. "UMA NOITE NA TAVERNA."
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
REEDIÇÃO " UMA NOITE NA TAVERNA"
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
O Toca Raul está chegando!
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Sempre tão inconstante e imprevisível é difícil saber o momento em que a poesia fará parte da sua vida e lhe emprestará sentido e beleza. No entanto, neste sábado, dia 27 de agosto, ela tinha hora e lugar marcado com aqueles que foram ao seu encontro no Bistrô das Artes aceitando esse convite ou caprichosamente por obra do destino. Quem lá chegou por volta das 20 h pôde pressentir a presença misteriosa da Poesia em um cenário rústico iluminado a luz de velas cuidadosamente preparado pelo Atelier de Artesanato e Decorações Rústicas Santa Terezinha. Da madeira a decoração passa-se sutilmente ao pinho do violão que anuncia o que está por vir dedilhando o clássico do violão erudito “Romance de Amor” perfeitamente executado pelos alunos da Escola de Música Tocando em Frente. Inicia-se assim o Sarau Literário “Uma Noite na Taverna” onde a poesia ora passeia através dos poemas de Alvarez de Azevedo, Vinicius de Moraes, Camões, Goethe e Mário Quintana, ora dança nas músicas de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nino Rota, Noel Rosa, Toquinho e Djavan. O Sarau Literário teve como tema a essência do Romantismo e antes da poesia vir a esse encontro foi-se primeiramente ao encontro dela através de um informal grupo de estudos sobre o Romantismo organizado e coordenado pela Professora de Língua Portuguesa Daniela Zenni.Finalizando esse encontro cada pessoa presente no local teve ao alcance das mãos um poema que espontaneamente pôde partilhá-lo com todos sob o fundo musical da Professora Lires, Oliveira Jorge.Professora de Canto, Teclado e Piano da Escola “Liras” em Guaratuba e a três meses na Escola de Música Tocando em Frente. Como é de sua índole a noite começa para todos no mesmo momento e termina nas mais variadas horas, e é realmente difícil querer ver o seu fim quando se está em presença de pessoas que partilham as mesmas idéias e ideais, quanto mais ainda em um ambiente agradável e de bom gosto regado com boa gastronomia como o Bistrô das Artes. Este foi o resultado de uma semente de poesia plantado em um fértil canteiro de arte e cultura e cuidadosamente cultivado por todos aqueles que valorizam e necessitam destas para sentirem-se vivos.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
"UMA NOITE NA TAVERNA"
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Dia do Amigo
Oi gente! Como todo mundo sabe,esse blog é dedicado à musica,mas eu não poderia deixar passar em branco uma data tão especial: O dia do amigo.
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Tapete Corpus Christi
Almoço na casa dos professores
Missa após a confecção do tapete
sábado, 18 de junho de 2011
Love Song
Oi gente! Uma das melhores coisas na música é justamente a possibilidade de podermos expressar nossos sentimentos e pensamentos de uma forma original e poética. Por isso,teremos sempre aqui no blog uma lista de músicas pra você se inspirar,ouvir e tocar...
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Videos Tocando em Frente
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Algumas Palavras
Esse blog é dedicado à música,mas hoje,se me permitem,gostaria de compartilhar alguns pensamentos com vocês.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Clipe póstumo de Michael Jackson é 100% feito pelos fãs
Aulas de Canto
Bom,esse post está um pouco atrasado,mas está valendo. Começaram no dia 03/06 as aulas de técnica vocal com a conceituada professora Lires de Oliveira de Guaratuba,na escola Tocando em Frente. Toda sexta-feira às 18 h.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Oi casal bacana, Ontem consegui ver o vídeo que vocês me enviaram.
Achei muito bonito. Parabéns! Construir a existência fazendo aquilo que gosta, acredita ou tem como mais importante, torna a vida mais intensa, mais bela, mais prazerosa. É empolgante conviver com pessoas que vivem o seu ideal, onde seu sonho é ter condição de repassar a outrem um pouco daquilo que sabe. Vocês estão trilhando um belo caminho, o da solidariedade. Me foge agora o nome do autor da frase que é mais ou menos assim: "Não tenho medo de morrer, tenho medo é de deixar de viver".Vocês estão se eternizando a cada dia.
Paz e Bem! Que Deus abençoe o projeto de vocês!
terça-feira, 7 de junho de 2011
Tocando em Frente comemora 2 anos com muita festa!
Um evento muito importante para a Tocando em Frente marcou o último sábado (04) ,a comemoração dos dois anos da Escola de Música. A festa aconteceu na Pizzaria Gabriela em Itapema, onde os presentes, além de comer muita pizza puderam conferir uma apresentação com os alunos da escola. O professor Mutti e seus alunos executaram um repertório variado, que foi desde clássicos da MPB como Titãs, Gilberto Gil e Roberto Carlos até o sertanejo de Paula Fernandes e Victor e Léo. Houve ainda a participação do Professor Flores no saxofone e no bandolim, em clássicos inesquecíveis do chorinho como "As Rosas Não Falam" e "Carinhoso" dos mestres Cartola e Pixinguinha. Porém, sem dúvidas um dos momentos mais emocionantes da noite foi quando os alunos tocaram a música, "Ao Mestre com Carinho (To sir with love)". Arranjada por eles mesmos, a canção foi uma merecida "homenagem surpresa" aos professores Mutti e Nena,responsáveis pela Escola e pelo sucesso da apresentação, que com certeza, como uma dedicatória em um livro, ficará registrada para sempre em seus corações.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
TOCANDO EM FRENTE 2 ANOS COMPONDO UMA HISTÓRIA
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Aulas de Canto!!!!
O verdadeiro sentido da palavra comunicação é: ação de tornar comum, compartilhar. Já disse uma vez o poeta que conversar é morrer um pouco. Ou seja, como um pão que se reparte ao meio, conversar é dividir a alma seja para ouvir ou dizer algo. Talvez este seja o grande propósito de possuirmos inteligência, linguagem, palavras e nossa voz. Aliás, a voz é a forma de expressão que mais consegue passar os sentimentos da alma e a arte o aperfeiçoamento de todas as formas de expressão. Por isso é vã a tentativa de através destas letras compartilhar com vocês a imensa alegria de na véspera de completar dois anos a Escola Paroquial de Música Tocando em Frente esteja inaugurando sua primeira turma de aulas de Canto. A professora Lires Oliveira, que carrega a Música no nome e na alma,possui pós graduação na área e vasta experiência no ensino do canto, teclado e piano, vem partilhar seu conhecimento conosco e com os alunos desta turma. Peço a vocês que partilhem também esta boa nova com seus amigos e pessoas que queiram participar conosco do aprendizado e aprimoramento desta forma de expressão através da Música. As aulas iniciarão no dia 03 de junho,
todas as sextas feiras às 17 e 30hs na Igreja Matriz.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
quarta-feira, 20 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
segunda-feira, 28 de março de 2011
Como afinar seu violão
quarta-feira, 23 de março de 2011
Novo Material
"Olá Mutti e Nena, vi o blog simplesmente amei! Está DI+++++!!!.
É bom saberem que em meu ministério poderia não contar nenhum título acadêmico de graduação ou outras façanhas, que permite nossas atividades. Porém para eu não poderia jamais faltar em meu currículo à experiência que fiz nesta Paróquia e aqui de maneira carinhosa e especial acolher e poder auxiliar um projeto como o TOCANDO EM FRENTE. Para mim é a Eucaristia que participamos sendo cantada para o mundo comungar, servindo em forma de canção, distribuída pelo próprio Cristo se fazendo no coração das crianças, uma canção de amor eterno para todos os gostos e gerações .
DEUS SEJA LOUVADO!!!!!!" (Padre Dejacir Costa Pinho)
sexta-feira, 18 de março de 2011
Você pensa que chorinho é apenas uma cortesia do dono da casa, ou uma forma de expressão das crianças de colo? Então vá ao espaço do Minusculi domingo, 20 de março as 10:00 hs, e mude seu conceito. A Escola Tocando em Frente vai estar lá para mostrar o que ela entende por choro.