Palavra dos Alunos

Oi gente.Estaremos postando aqui os depoimentos dos próprios alunos e alguns amigos da nossa escola,que com certeza fazem parte nos ajudam a escrever essa história. Esperamos que gostem!






A cada dia que passa, tem algo que fica cada vez mais claro em minha mente:  que  a música é uma forma de expressarmos nossa essência, que a música é um arte que nos permite expressar da forma mais limpa e pura que se pode haver... A música é algo realmente humano. Antes a música se resumia em fazer os acordes e reproduzir as notas da melodia e pronto estava feita a música. Mas aos poucos fui começando a entender que a música é muito mais que isso, muito mais que algo mecânico e baseado em determinada técnica. É a vocês Mutti e Nena a quem devo esse aprendizado, pois é assim que o fazem durante suas aulas; ensinam a música, não por ensinar, mas porque realmente gostam do que fazem e o fazem de coração. E a esse amor por fazer e ensinar a música a busca constante por entender a música nos seus mais íntimos detalhes e na sua verdadeira essência, é que faz com que cada apresentação nós alunos, juntamente com vocês professores, estejamos cada vez melhores, apresentando sempre com melhor qualidade, com mais conhecimento, mais vigor e mais vida. E isso é reconhecido por todos que vêem o trabalho de vocês e por todos os que participam dele. Isso se deve a dedicação, a força, a fé e o amor que empregam no trabalho de vocês. Por tudo isso lhes deixo o meu muito obrigado e meus parabéns. Parabéns pelas pessoas que vocês são, pelo projeto, pela "ESCOLA DE MÚSICA TOCANDO EM FRENTE". E principalmente obrigado pela amizade e que Deus vos abençoe e os ilumine em tudo em suas vidas. Pablo Angelo Antunes.




Agradeço ao Tocando em Frente por essa oportunidade que vem dando aos alunos. Até porque, não ensinam somente música, mas também caráter, responsabilidade, companheirismo e cooperação. Eu, que sou aluna, agradeço o casal, por tantos momentos felizes e legais, junto de amigos, muitas vezes familiares e colegas. Muito obrigada Muth e Nena, vamos: ‘’compor juntos esta história’’!
                             Paola Mertens Garcia






Meu nome é Adan Henrique tenho quinze anos. Entrei na Escola Tocando em Frente faz quatro meses, porque fazer aula de violão é muito massa! O modo que o professor Mutti ensina calmo com paciência e dedicação e que nos ajuda muito! Gosto bastante de ir a Escola Tocando em Frente! Acho que todos que tiverem uma oportunidade de aprender e estudar o violão ou qualquer outro instrumento deveriam agarrar essa oportunidade. Pois o mundo da Música é fascinante. 




Add caption
"Meu nome é Márcia Silva morro no bairro Cambijú Estou estudando cavaquinho a alguns meses,gosto muito dos meus colegas de sala que são pessoas maravilhosas.  O  nosso professor Mutti  é um profissional de tamanha grandeza, que tem um dom maravilhoso de tocar alguns instrumentos e de ensinar,com toda a sua dedicação para    formar futuramente músicos profissionais. Em nossa sala de aula e é meus colegas além do professor, Mutti contamos com a ajuda de sua esposa Nena uma grande amiga de todos os alunos, sempre nos ajudando e incentivando também a estudar e nos dedicar as aulas sempre."         
                
      
"Eu confesso que eu nunca tive muita vontade te tocar nenhum instrumento. Mas, depois começou a surgir uma vontade de tocar guitarra. Quando minha mãe disse que eu teria de aprender violão antes, eu fiquei muito brava, porque eu não queria aprender a tocar violão e sim guitarra! Mas, eu vi que tocar violão não é tão ruim assim, na verdade, não é nada ruim! O Mutti e a Nena me ensinaram muitas coisas boas, e eu sou grata por isso!  A Família Tocando em Frente, já faz parte da minha vida e eu estou muito feliz!" Sarah Carolina, 12 anos


"Eu faço aula de bateria na Tocando em Frente. Eu nunca tive muita vontade de tocar nenhum instrumento, mas é bem legal tocar Bateria. Meu professor é muito legal, pega muito no meu pé mais bem prestativo. Eu comecei a gostar de bateria porque faz bastante barulho e me ensina o ritmo." Mateus Felipe, 9 anos.      



Oi,somos Heloisa e Brendon, temos 16 anos, somos namorados e fazemos aula de violão a quase 4 meses. Gostamos muito da forma com que o professor nos ensina, com calma e dedicação, tendo paciência e ensinando com clareza cada nota musical. Estamos muito felizes com a aula. O professor e  sua mulher (Nena) são muito simpáticos. Esperamos ficar mais muitos meses juntos com esse pessoal tão maravilhoso! (:



Eu gosto do Tocando em Frente porque encontro os meus amigos lá, aprendo notas e acordes novos, batidas, solos e música em geral. Também faço as minhas trapalhadas lá. Lá é um lugar tranqüilo quando me divirto muito e gosto de ir para as aulas. No começo achava chato ter que ficar ensaiando em casa. Mas agora acho legal. O meu sonho e conseguir tocar um solo maior e mais legal que o The Clock. David Barbosa                                                     




Estou na aula de violão porque e muito bonito e porque quero saber um pouco mais deste instrumento. Vou todos os sábados para a aula e encontro meus amigos lá. Minha prima sempre me pediu para eu ensinar ela a tocar violão. A minha mãe e minha tia, acha muito bonito. Gosto de aprender acordes notas e músicas. Os professores têm muita atenção com todos nós. Acho muito legal o exercício de digitação que faz você trocar de acordes mais rápidos. Os deveres de casa são fácies e por isso que estou na Escola Tocando em Frente para aprender e ensinar.
GABRIEL SOLANO 10 ANOS 


Meu nome é Gabriel Márcio Turick tenho oito anos. Gosto das aulas de violão, pois estou conhecendo as notas e as posições para um dia poder tocar. Os professores e os colegas da aula são muito legais. Quero aprender a tocar violão para participar do coral da Igreja, acho muito bonito a participação dos violeiros tocando e cantando.



A história de Julia e o Violão.

Tenho nove anos faço aulas de violão faz 4 meses, gosto de tocar violão por isso pedi para a minha mãe me colocar na aula. Eu amei as aulas. E adoro meu professor.



Meu nome é Jean tenho sete anos, Estou aprendendo a tocar violão para tocar na igreja. Depois que eu aprender a tocar o violão vou tocar outros instrumentos. Recebemos de Deus dons e talentos. A vida é muito boa e quando tocamos fica mais alegre Eu gosto muito de tocar violão. E gosto muito do professor.



O violão e um objeto que entrou na minha vida de um jeito emocionante. Cada corda me mostra uma alegria enorme e as notas me trazem amor e o som para a minha vida. A aula de violão ta me mostrando cada vez mais a importância da música na minha vida assim poderei mostrar as outras pessoas o que aprendi no violão.   
 Milton Weber Neto 9 anos


                                                                                                                                                                                    Oi, sou Vitória, tenho 14 anos, estou fazendo aula de violão há uns quatro meses, acho que estou me saindo bem até, o professor é muito bom, nos ensina muito bem! É ótimo poder tocar violão, mesmo não sabendo tudo ainda, já ter uma noção da coisa, fazer algumas batidas, treinar algumas musicas, solos, é tudo muito bom. A aula também é muito agradável, os colegas, tudo. Quero muito aprender a tocar violão, saber todas as coisas, e tocar bem, e sei que se continuar na aula, vou conseguir, pois tenho um professor muito  competente. 



 Tocando & Encantando! A Música em minha vida.

Meu nome é André Luís, tenho 13 anos, e faço aulas de música á quatro meses, inicie com o convite dos próprios professores (Que honra não?). Para mim a música é a fala da alma, o suspiro da mente, o som do coração, o sopro da vida. Uma pessoa sem música é uma pessoa incompleta. Vazia. A música exprime o que se inexprimível; faz com que a vida se transforme. “Cantar a beleza da vida”... Faço aulas de violão porque gosto; gosto do difícil; do desafio da vida. Para viver a vida de um modo diferente: alegre colorindo a vida,cantar e encantar o planeta; celebras as maravilhas do Senhor Deus! (Tudo o que quis dizer aqui foi: Tocar violão é o Maximo) A Escola paroquial de música tocando em frente merece parabéns. O Tocando em Frente não é só uma escola; vai muito, além disso. É como uma família ou como uma árvore frondosa, cheia de frutos. Revelou-se nos vários prodígios; compôs sua historia e deixará um marco em Itapoá. Trilhou seu caminho com muita força enfrentando varias pedras. Mas graças ao esforço de seus fundadores, somos uma grande Escola - Família. E com dedicação seguindo em frente. Tocar e Encantar: Eis a nossa missão. VIVA O TOCANDO EM FRENTE!



Eu participo a quase dois anos do Tocando em Frente já aprendi varias coisas principalmente tocar violão. Eu entrei para o Tocando em Frente para poder tocar na igreja, pois eu vi uma apresentação dos alunos no dia dos pais e gostei muito. Depois que eu entrei na escola “Tocando em Frente” conheci novos amigos e aprendi várias músicas. Depois que eu aprendi a tocar em frente eu participo de apresentações, festivais de talento e do encontro de cordas. Hoje a Escola tem mais de 40 alunos e eu me orgulho de ser um deles.
Lucas Barbosa 12 anos


Meu nome é Juliane, tenho oito anos e gosto muito de violão, sou apaixonada por Música. Gosto muito porque eu decorei as seis cordas, é fácil.E o Professor explica muito bem. Melhor do que o professor de lá de Foz do Iguaçu.










"A Música, além de ser um bom passatempo,também acalma as pessoas e é um bom jeito de mostrar aos outros os seus sentimentos de uma maneira diferente, transformando a tristeza em alegria e marcando varias coisas em nossa vida. E a Escola Tocando em Frente nos ajuda de uma forma bem amigável e divertida a tocar um instrumento, sendo legal fazer aquele solo da música favorita ou a tocando inteira."
Matheus  Vinicius Batista, 17 anos





"Oi,sou Renato,tenho 13 anos e faço aula no Tocando em Frente . O trabalho que o Mutti e a Nena fazem é incrível. Porque não é apenas uma escola de música, eles ensinam união,cidadania,cooperatividade,etc . E além de ensinarem a como ser uma pessoa melhor, eles fazem passeio,apresentações, se dedicam muito.
Eu nunca tinha visto uma escola de musica que fosse assim.Porque geralmente os professores dão a aula e acaba ali.Mas o Mutti e a Nena, a aula deles vai além. Eles são ótimos músicos e professores,pois é possível ver pessoas que em seis meses de aula ja estão tocando super bem .
   A música é algo que mexe com as pessoas, é algo que faz muito bem, acalma o espírito e traz alegria, todas as pessoas adoram.Isso que eles fazem é HERÓICO, eu os considero pessoas íncriveis . Então você que gosta de música , ou que tem um filho(a) que gosta, junte-se a nós e vamos compor essa história juntos. Você vai ver que a música lhe tornará outra pessoa."




"Eu me chamo Linara  Tenho 11 anos.
Sou alegre e brincalhona,mas no fundo sou um pouco tímida. 
Eu já conhecia o violão mas não tanto quanto agora.
Meus dedos brincam com as cordas, mas ele agora fala comigo.Posso falar através  dele colocar emoções até mesmo sem palavras.
Me sinto especial quando pego o violão ele é muito especial pra mim.
Eu e ele estamos começando uma caminhada juntos.
Eu tenho certeza que iremos longe,muito longe sempre juntos.
E que será uma linda caminhada eu, meu violão   meus professores e os meus amigos que conquistei.
Gosto demais de meus professores Mutti e Nena e todos meu amigos."
                             


                                                                 
                                                                                                  "Oi,meu nome é Amanda,tenho 16 anos e faço aula á sete meses.Depois que conheci o mundo da música,me apaixonei,tanto pela música como pelos amigos que fiz durante esse tempo.Tocar violão pra mim é como uma terapia,é algo relaxante.O método de ensino dos professores é muito interessante,eles dão muita atenção á todos os alunos,e acho que isso é muito importante.Além de uma escola de música,somos uma família... "
a família TOCANDO EM FRENTE!






"Eu sou o Gabriel,tenho 11 anos e estou no Tocando em Frente há dois anos.O que eu poderia falar dessa 'família' é que é bem mais do que uma escola, pois o Mutti e a Nena não ensinam só música; ensinam a amizade,respeito,confiança e cidadania.
A Nena tem que ser um pouco brava ás vezes, porque o Mutti é MUITO calmo, então dá "aquela" equilibrada. Com a música eu consegui fazer muitos amigos,como o Paulo Henrique, a Vivi, o Renato , a Amanda; que além de tocarmos violão , jogamos bola, vamos a praia comemos pizza e estamos sempre juntos.
Resumindo: O Tocando em Frente é muito legal!!!"








"Eu entrei no Tocando em Frente pouco tempo depois que a escola foi inaugurada, em 2009. 
Nunca tinha tocado violão antes disso.No começo achei meio chato, mas depois ficou muito legal. Aprender violão para mim foi algo muito bom, e se Deus quiser eu ganho uma guitarra! Eu quero melhorar muito e tocar igual ao Slash ,guitarrista do Guns n' Roses,minha banda favorita.
         Eu gosto muito dos meus professores o Mutti e a Nena, eles são muito bacanas comigo e com todo mundo. Eu também fiz vários amigos, estamos sempre juntos fazendo passeios. Como o do fim de 2010, fomos para o parque aquático Águas Claras.Foi muito legal. Enfim eu adoro participar do Tocando em Frente."   Paulo Henrique,11 anos.







"Meu nome é Ana Julia, tenho 11 anos e faço aula de violão há aproximadamente cinco meses. Nesse tempo estive realizando meu sonho de tocar violão, sempre achei isso muito legal. Fiz muitos amigos lá, e essa experiência está sendo ótima. É bom saber que nossos professores não querem e nem só ensinar violão, eles nos ensinam a tratar com muito carinho as pessoas, e tem um grande carinho por nós alunos...Sou apaixonada por música,e amo estar fazendo parte do Tocando Em Frente! Com certeza o Tocando Em Frente ainda vai crescer muuuuuito! Para finalizar...
                                                                        

EU AMO O TOCANDO EM FRENTE.”





"Com as aulas do Tocando em Frente,conheci novas pessoas, fiz novas amizades, aprendi a ver a Música de outro jeito com um olhar diferente. Para que eu conseguisse ter uma nova noção do que a Música representa para a minha vida, como as Músicas de igreja, as nacionais e internacionais. A Escola Tocando em Frente não só está trazendo alunos, mas varias famílias para compor esta história, não importa se somos velhos ou novos, grandes ou pequenos. O que importa é a amizade que todos temos uns pelos outros. Com os instrumentos guitarra, violão, baixo cavaquinho, entre outros, aprendemos que em qualquer instrumento a maneira de tocar e a mesma, mas o que importa e a sensação que a Música nos proporciona a cada dia."
 Aluna Nicoly Cecilia Luiz.




"Olá paz e bem. Me chamo Debora Caroline Barbosa, tenho 17 anos e faço parte da família Tocando em Frente a quatro meses, e eu posso dizer que amo muito essa família em Cristo, porque aprender a tocar violão é ser capaz de ouvir as canções confusas que fazem chorar os corações emocionados porque possuem os fragmentos do amor e da paixão de ser 'vivo em Cristo'."











"A Música me desperta um sentimento muito grande: paz, harmonia e principalmente amor. Gosto de ir para a Escola Tocando em Frente porque gosto e quero aprender coisas novas." Paula Heloise Souza Graça,11 anos.



 "Amo a Música ela me traz paz e felicidade. Comecei ir para as aulas. Do Tocando em Frente com seis anos, hoje eu já tenho oito. Gosto de ir para as aulas porque quero ser um grande Musico."     Jadir Guilherme Souza Graça,08 anos










"Meu nome é Victor Hugo tenho 13 anos.

Com as aulas de violão não só aprendemos a tocar um instrumento, mas também construímos uma família. Fazemos novas amizades, com pessoas que sabemos que serão amigos verdadeiros. Com a responsabilidade de carregar este nome, temos o dever de respeitar as nossas obrigações como alunos e como uma família. Além de sermos alunos e professores, mas nós não nos falamos como alunos e professores, mas como amigos verdadeiros e com isso temos uma família do coração. Com as aulas de penta tônicas eu aprendi que podemos brincar com as músicas, também modificar certas batidas e colocar vários tipos de dedilhados. Com as aulas de Canto eu descobri a minha voz, mas também que pode me ensina a falar corretamente. Agora com essas aulas vamos ter mais cantores. 
O tocando em frente não só entrou na minha vida para me ensinar a tocar um instrumento, mas sim para mudar a minha vida como um todo. Com novos amigos uma nova família. Então é isso eu agradeço a tudo que vocês professores fizeram por mim agradecendo também aos meus amigos das aulas de canto, pentatonica e violão."

OBRIGADO,PROFESSORES MUTTI E NENA POR ACHAREM QUE SOU CAPAZ.




"Uma Escola de Música muito linda, que não ensina somente a música aos alunos, que são amigo e companheiros também, que são confiáveis, e sinceros. Grandes professores e ótimos como amigos; O tocando em frente me ensinou muita coisa, eu me sinto ótima quando estou com todos, quando estou nas aulas! E eu quero aprender muito mais coisas ainda com vocês, não faço aula com vocês só por fazer!Faço com uma enorme honra que tenho, por que gosto muito de estar junto com vocês, sinto um carinho enorme pelo tocando em frente! E quero fazer parte disso por muito tempo ainda. Se um dia eu parei de estar ai com vocês, não foi por não estar mais interessada ou algo do tipo, foram por motivos que não fazem muito sentido, mas eu nunca desistirei . E vou continuar com as aulas agora que me deram mais uma chance pra voltar , eu não quero decepcionar nenhum dos dois professores maravilhosos que eu tenho , estou muito feliz pela nova oportunidade que vocês estão me dando. E sinto um grande carinho por vocês dois. A chance que estão me dando é única, e eu fico muito feliz com isso! Eu jamais irei esquecer tudo que vocês me ensinaram até agora, vou levar comigo pra vida toda. Antes eu confesso que não tinha nenhum interesse em tocar violão ou qualquer outro tipo de instrumento, mas conforme as aulas foram ficando freqüentes, eu passei a me interessar mais, a gostar, e hoje eu amo tocar violão, e fico em paz quando estou com meu violão tocando minhas musiquinhas  sozinha. Paz essa que só conheci por causa de vocês dois, que me ensinaram a gostar de violão, a me interessar. E hoje eu não imagino minha vida sem tudo isso, Quero muito mesmo aprender mais coisas, o que eu sei é só o início sei disso, que muito mais ainda! Obrigada por tudo que fizeram por mim Mutti e Nena , eu adoro muito vocês e admiro de mais o trabalho de vocês , hoje podemos ver como tudo cresceu , e a cada dia cresce mais .Obrigada Mesmo, por tudo!  "  Andressa ,14 anos



"Bom... A música já estava bem presente em minha vida, mas desde que tomei a decisão de participar da Escola Paroquial de Música, isso se intensificou mais em mim... Virando uma parte de mim! Hoje eu sei que sem o tocando em frente eu não sentiria como é bom tocar um instrumento....cantar...e ser membro dessa  grande família! Tenho muito orgulho de todos os meus colegas e é claro dos professores mais queridos do mundo.... MUTTI & NENA!!!!! Muito obrigada por vocês serem muito importantes para todos nós...  BJÃO!"  Pamela,15 anos


"Eu me chamo Maria Vitória Zeni, tenho 16 anos e faço aula de violão há quase 2. Estar na Tocando em Frente significa muito pra mim. Quando resolvi me matricular, não fazia ideia de que além de aprender muito sobre música, faria amizades sinceras e viveria momentos inesquecíveis graças à escola. A Tocando em Frente é um lugar onde eu posso ser eu mesma, me expressar e entrar em contato com a música, que é uma das coisas que eu mais gosto na vida.  Uma das melhores coisas nos professores é acreditar que todos os alunos têm potencial pra ir longe com a música. Eu concordo. Todo mundo é capaz e eu sou prova disso. Não tenho o que se pode chamar de 'coordenação exemplar' ,mas hoje toco relativamente bem. E tudo isso eu só tenho a agradecer ao Mutti e a Nena. Obrigada mesmo,vocês não sabem o quanto tornam minha vida mais feliz. Vocês têm um espaço garantido no meu coração,podem ter certeza. Haha"


"Oie, meu nome é Ketlen tenho 14 anos.  Estou na escola Tocando em Frente há oito meses...
 Só quero dizer às vezes que essa Escola é nota 10. O trabalho que o Mutti e a Nena fazem lá é excelente, com certeza, quem entra lá, não quer mais sair.  Nunca tinha me interessado um dia em tocar violão, achava que isso era um bicho de sete cabeças...
Mais agora que estou aprendendo a tocar, vi que tocar violão não é bem isso.Tocar violão faz você desabafar, te acalma. Às vezes quando você quer desabafar com alguém ,mas não tem ninguém por perto, basta você pegar o violão e tocar, talvez isso te acalme mais do que você querer desabafar  com outra pessoa...
Á cada sábado que passa você fica mais alegre de saber que você está aprendendo algo... De saber que você está vendo seus amigos novamente.

Mutti: Você é um excelente professor,continue assim.Muito obrigada por tudo que você já me ensinou... 'Só não seja tão calmo assim’
AUSHASHAUHSUAH. Brincadeirinha...

 Nena

Você! Olha não tem como explicar... Obrigada por todas as brincadeiras, por tudo... Muito obrigada mesmo!"



"Quando a professora Nena me convidou para participar da aula de violão, eu fiquei muito feliz e lisonjeada.Aceitei imediatamente,mas confesso que fiquei preocupada de não corresponder à altura. O tempo foi passando, eu já sei tocar e procuro melhorar a cada dia que passa. Hoje me sinto maravilhada de participar e fazer parte da família tocando em frente, ela faz parte da minha vida como a música faz parte de mim. Amo muito a professora Nena e o prof. Mutti, agradeço do fundo do coração a oportunidade que me deram. Meus amigos do tocando em frente são todos maravilhosos. Amo a todos...  Beijos. "   Susan Yasmim, 11 anos.
                                                                                                                                                                     
                                                                                                                                                                     

Meu chamo  Jhonath tenho quinze anos e estou fazendo aulas de violão  desde o ano passado. Agradeço aos professores Mutti e Nena pela oportunidade de estar na Escola de Música Tocando em Frente, se não fosse por essa oportunidade eu não teria tanto conhecimento sobre o violão e também não teria tantos amigos como tenho hoje. Ainda tenho um pouco de vergonha de tocar violão na frente de algumas pessoas, mas estou aprendendo novas técnicas  que podem me ajudar a perder essa pequena vergonha. Então mais uma vez agradeço ao Mutti e a Nena por me ensinarem e por me ajudarem...